#LISTA: 8 filmes e documentários que falam sobre Economia

Por

10 / 11 / 2015

A arte imitando – e ensinando – os truques da vida financeira

Todos sabem que o cinema é uma arte ligada à sociedade e suas questões. Dessa forma, é comum encontrar filmes e documentários a respeito da economia e de seus assuntos específicos. Assim, vale a pena conhecê-los e aprender mais sobre esse assunto que está sempre nos jornais.

Entretanto, o que é a economia? É uma ciência que trata dos bens financeiros. É do âmbito da mesma estudar as formas de produção e também de distribuição dos recursos financeiros dentro de uma sociedade ou então de um grupo menor de pessoas. 

Confira a lista de 8 produções cinematográficas que abordam essa temática e não deixe de assistir.

SETA.png 1. MARGIN CALL: O DIA ANTES DO FIM
Direção:
 J. C. Chandor
Ano de lançamento: 2011 

O filme conta a história de dois homens que trabalham em uma corretora, no setor de riscos. Um dia, um dos homens encontra um pen drive com informações confidenciais sobre os riscos exagerados que ela vem assumindo nas especulações. A importância do mesmo é por falar de assuntos atuais: a que ponto o controle da economia na mão de um grupo de pessoas é prejudicial? A que ponto devem-se correr riscos?

SETA.png 2. QUANTS: OS ALQUIMISTAS DE WALL STREET
Direção: Marije Meerman
Ano de lançamento: 2010

Esse é um documentário que fala sobre o universo da tecnologia na bolsa de valores abordando os Quants: os especialistas em programação de computadores responsáveis pela projeção de produtos que quase destruíram a bolsa. Esse documentário é interessante por abordar os riscos que existem nas especulações da bolsa, trazendo grandes prejuízos mundiais.

SETA.png 3. CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR

Direção: Michael Moore
Ano de lançamento: 2009

O documentário é focado na discussão sobre a grande crise econômica ocorrida entre os anos de 2007 e 2009. Além disso, são citadas as medidas adotadas pelo presidente Barack Obama. Outro ponto da reflexão proposto é o nível de impacto que a existência de grandes grupos ocasiona na economia.

O filme dirigido por Michael Moore deve ser visto por falar das ocorrências muito recentes e que ainda estão em curso: Barack Obama, por exemplo, continua sendo o presidente dos Estados Unidos e os grandes grupos econômicos continuam existindo.

SETA.png 4. UM SONHO INTENSO

Direção: José Mariani
Ano de lançamento: 2015

O projeto de José Mariani abre a discussão a respeito do que pode acontecer com a economia do Brasil. Para falar disso, o documentário mostra os processos econômicos e sociais brasileiros ocorridos ao longo de um período de 30 anos.

Alguns dos acontecimentos históricos discutidos são o governo de Getúlio Vargas, o período da ditadura militar e os anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Vale a pena assistir para entender um pouco a questão do processo político e suas implicações e relações com a economia.

SETA.png 5. FREAKONOMICS: O FILME

Direção:  Steven Levitt e Stephen J. Dubner
Ano de lançamento: 2010

Esse é um documentário que trata da possível aplicação de conceitos econômicos à sociedade e suas questões específicas, como o aborto. A importância de assistir a esse documentário está em conseguir relacionar o universo econômico com outras questões sociais.

SETA.png 6. A ASCENSÃO DO DINHEIRO

Direção: Adrian Pennick
Ano de lançamento: 2008

Essa é uma história que trata da importância do dinheiro e do seu papel na sociedade. O professor Niall Ferguson, um historiador e professor de Harvard, fala sobre a evolução dos mercados de crédito, que ganharam espaço e conquistaram o público. A história é importante pelo embasamento: Há muitas entrevistas com pessoas conhecidas no cenário financeiro, sem abrir mão do apelo cinematográfico.

SETA.png 7. KEYNES VS. HAYEK (RAP BATTLE)

Direção: John Papola

Ano de lançamento: 2010

 

Esse é um filme que apresenta uma proposta inovadora. São 10 minutos onde John Maynard Keynes e Friedrich Hayek se confrontam e discordam a respeito de alguns pontos. Contudo, essa discussão acontece em forma de rap, o que faz o filme ser ainda mais interessante e dinâmico.

SETA.png 8. O LONGO AMANHECER - UMA CINEBIOGRAFIA DE CELSO FURTADO

Direção: Celso Furtado
Ano de lançamento: 2004

Esse documentário analisa a trajetória de Celso Furtado, grande economista, e também suas participações em importantes projetos que ocorrem no Brasil a partir da década de 1940. É importante assistir por poder conhecer um economista brasileiro e saber o reflexo de suas ações no Brasil.

Entender um pouco mais sobre a economia e suas implicações é muito importante, uma vez que a mesma está presente em tudo. Assim, essas são algumas opções para quem quer aumentar seus conhecimentos de uma forma leve e interessante.

E você, conhece algum outro filme que fale sobre dinheiro e economia? Conta para nós!


Essa matéria foi idealizada, escrita e enviada por uma leitora do MoneyGuru. Andreza Souza, toda a equipe do MoneyGuru agradece você, parabéns.