Cartão Extra: vantagens e desvantagens

Por

15 / 9 / 2014

As compras feitas no supermercado nem sempre ficam no valor planejado. Para os meses em que os gastos fogem do orçamento, uma opção é usar o cartão disponibilizado pelas redes (chamados de private label), como é o caso do cartão Extra. Com esses cartões, o cliente pode conseguir vantagens exclusivas que outros consumidores não possuem, como parcelamentos sem juros e descontos atraentes.

Mas não se iluda. De acordo com a Serasa Experiantooltip.png, a taxa de juros anual dos cartões de lojas pode chegar a 621,38% nos cartões de supermercados e 549% nos de postos de combustível, enquanto a taxa média do rotativotooltip.png do cartão de crédito é de 238,3% ao ano, segundo levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Por isso, fique de olho para não se endividar.

Vantagens

Com o cartão Extra, o cliente pode conseguir 5% de desconto nas compras à vista ou parcelar o valor em até 14 vezes sem juros. Além dessa vantagem, o cartão possui outros benefícios, como empréstimo pessoal, seguros opcionais, promoções, acúmulo de pontos para troca de produtos. Nas Drogarias Extra, também é possível parcelar as compras em até 6 vezes sem juros.

Os clientes fidelizados pelo cartão Extra também concorrem, toda sexta-feira, a descontos de até 90%. Os produtos que entram em promoção são anunciados na página do supermercado no Facebook. Se você não acessa constantemente a internet ou não utiliza rede social, no entanto, corre o risco de perder uma oportunidade de compra. Já aqueles que gostam de receber as informações da conta no celular, podem se cadastrar no site (www.extra.com.br) e pedir para receber mensagens de texto com dados da fatura.

Desvantagens

Antes de assinar o contrato do cartão, é importante saber o valor da anuidade e se em alguma situação pode ser isenta. O valor dessa taxa pode variar de R$ 71,88 a R$ 356,50.

Uma vez feito o cartão, a promessa é de que a primeira compra seja paga em até 100 dias, mas isso depende da data da compra e do fechamento da fatura. Sem fazer esse planejamento, você pode ter surpresas e receber a conta antes do esperado para pagar. Lembre-se, quando for fazer o cartão, assim como um cartão de crédito comum, evite fazer o pagamento mínimo. Além dos juros altos – 5,99% ao mês ­-, você pode precisar usá-lo novamente no próximo mês e a conta aumentar cada vez mais.