Descubra como funciona um
seguro funerário

Por

12 / 4 / 2016

Por mais que o assunto cause certo incômodo, contar com um seguro funerário pode ser mais vantajoso do que se pensa. Não bastasse o momento em que ocorre um óbito ser triste e delicado, os trâmites que envolvem seus diversos procedimentos podem se tornar ainda mais duros quando se junta o despreparo aos altos custos, às rápidas tomadas de decisão e ao tempo escasso. 

Para se ter ideia da burocracia que normalmente faz parte desta situação, só na cidade de São Paulo os processos obrigatórios para o funeral abrangem quatro longos passos até o enterro da pessoa. Incluem, por exemplo, a liberação de uma declaração de óbito; a procura a uma agência funerária da prefeitura; a escolha do local do sepultamento; e a liberação do corpo. Sem uma assistência funerária, a ocasião pode se tornar ainda mais difícil.
 

SETA.png Seguro funerário: o que é e como funciona

O objetivo principal de um seguro funerário, também conhecido por seguro funeral ou plano funerário, é justamente garantir o contrário. Ou seja, um serviço lutuoso completo e simplificado, evitando-se assim maior burocracia, desgaste emocional, de tempo e dinheiro. Em geral, as seguradoras ou bancos especializados neste tipo de assistência oferecem diferentes planos e dão cobertura não só ao titular como também aos familiares, além de contarem com atendimento 24 horas.

Uma vez liberado o atestado de óbito, a equipe da empresa contratada, geralmente treinada para este tipo de situação, passará a cuidar de todos os detalhes e trâmites da cerimônia. Dentre eles, estão: documentação, pagamento de taxas cartorárias, compra da chamada urna mortuária ou locação de jazigo público, preparo (tanatopraxia) e traslado do corpo, custos com sepultamento ou cremação, disponibilização de carro funerário, compra de coroa de flores, limpeza do local do velório etc.
 

SETA.png Vantagens de um seguro funerário

O principal benefício de se contratar seguro funerário é, sem dúvida, a comodidade e tranquilidade no momento do óbito, uma vez que a seguradora é responsável e especialista em cuidar de todos os procedimentos. No entanto, como em qualquer negócio, existem os dois lados e a pesquisa é fundamental.

Assim, procure se inteirar não só sobre os valores, mas qual plano ofertado pela empresa se enquadra melhor no seu caso antes de contratá-lo, conhecendo a fundo quais vantagens afinal o seguro funerário poderá lhe oferecer.

Para facilitar a sua busca, o MoneyGuru listou as principais vantagens da contratação desse tipo de serviço:

- Planejamento da documentação ao funeral;

- Sem burocracia ou custos elevados;

- Funeral de acordo com os desejos do associado e sua família;

- Oferta de cerimônia adequada por um preço justo;

- Auxílio de assistentes especialistas habilitados no segmento;

- Escolha entre sepultamento ou cremação;

- Não há gastos ou burocracias após o falecimento;

- Tomada de decisões antecipada que facilitam os trâmites;

- Planos funerários para diferentes condições de pagamento.

Para muitos ainda pode parecer o contrário, mas o luto e a contratação de um seguro funerário há muito deixaram de ser um tabu. Os ganhos que fazem parte deste tipo de serviço se mostram cada dia mais proveitosos e necessários diante da crescente burocracia e dos elevados custos públicos. Por isso, esteja certo de que prevenir ainda é o melhor remédio.