Dicas para aproveitar as promoções de sites de compras coletivas

Por

31 / 10 / 2013

Quem não quer um jantar em um restaurante caro com até 90% de desconto? Ou uma viagem paradisíaca para o lugar que sempre sonhou a um baixo custo? Pensando que muitas pessoas poderiam gostar de ofertas como essas, desde 2010 algumas empresas têm apostado nas compras coletivas no Brasil. A lógica é simples: dar um descontão a um grupo de pessoas que comprem juntas um produto ou um serviço. As empresas perdem no preço, mas ganham em quantidade, o que pode trazer um resultado financeiro vantajoso. Esse fenômeno conseguiu gerar um retorno de R$ 1,65 bilhão em 2012 para o setor de compras coletivas, um crescimento de 8% no faturamento em relação a 2011, segundo um estudo feito pela e-bit, empresa especializada em informações de e-commerce. As compras coletivas já representam 7,33% do e-commerce no Brasil, que em 2012 somou R$ 22,5 bilhões de faturamento.

Para entender como esses sites funcionam e como tirar o melhor proveito das promoções, MoneyGuru consultou especialistas para dar algumas dicas sobre o assunto. E mais, ajudamos você a organizar suas compras coletivas em uma tabela bem prática.

1 - Dez dicas sobre compras coletivas

Como se organizar com as compras coletivas?

Se você compra muito em sites de compras coletivas e não quer perder as ofertas por falta de organização, vale seguir dicas simples para economizar sem dor de cabeça.

Crie uma tabela no Excel com os seguintes itens: 


• 
Nome do site

• Números de cupons comprados

• Onde foi comprado

• Valor original e valor pago (para saber quanto está economizando mensalmente)

• Categoria, como restaurantes, viagens, etc. (é uma forma de saber em quais atividades você está investimento mais o seu dinheiro)

• Data da compra e validade (para não perder o evento)

• Status (se já foi ou não usado – o que ajuda para controle mensal)

• Observações: o que está ou não incluso. Por exemplo: bebidas e estacionamento estão inclusos? Se não, quanto devo gastar a mais por isso?


SETA.pngDICA: Você pode  usar a ferramenta “filtro” do Excel para trabalhar melhor com a tabela. Com o filtro, você vê mais facilmente todas as promoções por categoria ou por status, por exemplo. Assim você visualiza quantos cupons ainda tem no mês para gastar e pode até brecar um pouco o consumo ao perceber que exagerou nas compras. 

print_compracoletiva.png